quarta-feira, abril 18, 2007

Aquariofilia, quem faz?

Meus Caros,

Anda muito na moda, dizer-se '... e tal eu faço aquariofilia há 15 anos...', usam-no como que um estatuto, quanto mais anos temos de aquariofilia, mais experiência tenho, mais me devem ouvir... quase parece os miuditos da escola, que despertam para a puberdade... lol

Mas será assim, saberemos o que realmente significa a palavra aquariofilia.

No dicionário da Porto Editora e passo a citar
aquariofilia: substantivo feminino, gosto e/ou prática da criação de peixes ornamentais em aquário;(De aquário+-o-+-filia)

Aquário, vem do latim aquariu e significa recipiente, depósito de água.

Filia vem do grego Philos e significa: amizade (aquele que gosta), paixão, entusiasmo.

Já temos uma ideia aquariofilia é o gosto e/ou prática de criação de peixes. Julgo que aqui estamos perante um novo dilema criar, é manter ou reproduzir.
Será que termos peixes num aquário, sem lhes proporcionar e respeitar as necessidades de cada espécie é aquariofilia. Proporcionar a hibridação de espécies é aquariofilia?, encher e vazar aquários é aquariofilia... é melhor não me dispersar.

Do mesmo dicionário, vem que
criar, verbo transitivo -
1. dar existência a;
2. tirar do nada;
3. gerar;
4. produzir;
5. promover a procriação de;
6. amamentar;
7. alimentar para desenvolver;
8. inventar;
9. fundar;
10. educar;

Acho que os pontos 5 e 7 são a chave da nossa questão.

Aquariofilia é o gosto e/ou prática de criação de peixes, sendo criação compreendida por promover a repordução,respeitando todas necessidades de cada espécie.

No meu caso tenho aquários quase desde sempre, à cerca de vinte e tal anos em casa havia um aquário com peixes vermelhos. E longe de poder afirmar que faço aquariofilia à vinte e tal anos...

Um abraço a todos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente artigo!!!

Aprendo mais neste blog do que em fóruns malukos que aí andam...

Um abraço